Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Duas vezes Quentin Tarantino

Cena de "Cães de Aluguel" (1992)

Quem 'enfrentaria' duas vezes
Quentin Tarantino? Estou falando de violência em dobro, tortura em dobro, sangue em dobro... Pois ontem me coloquei o desafio de encarar duas produções deste controverso diretor. Fui assistir Sin City - a cidade do pecado (2005) e Cães de Aluguel (1992), ambas parte da mostra Mondo Tarantino, que vai até o dia 17 de março em São Paulo e Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil.

Estava num dia em que queria matar um - prato cheio para cortar a orelha do fulano, castrar o fulano, degolar o fulano. As obras dirigidas por Tarantino, pois, deram-me várias ideias macabras as quais pretendo colocar em prática em cena, no dia em que for ator (risos). É uma merda não conseguir se desconectar da realidade para apreciar um bom filme, razão pela qual precisarei de uma segunda chance, um reencontro com Quentin TarantinoMas vamos lá. 

Comecei por Sin City - a cidade do pecado (2005). Para quem não sabe, o filme, protagonizado por Bruce Willis, é em preto e branco, salvo os tons de vermelho (cor de sangue) e as cores dos olhos de alguns poucos personagens e objetos que se quer enfatizar. São raras, porém, as situações em que o vermelho sangue toma conta da tela. Explico: para não chocar o público, optou-se por manter na tonalidade branca todo aquele mar vermelho característico nos filmes de Tarantino. Já as partes mais macabras do longa (aquelas em que fechamos os olhos para não ver) foram "amenizadas" com o uso de ilustrações. 

A história se passa na fictícia Basin City, onde um lutador de rua busca vingança pela morte de uma garota; um policial prestes a se aposentar aceita proteger uma stripper ameaçada por um maníaco sexual; e um homem decide enfrentar a corrupção policial. Tratam-se de enredos independentes, que têm a ação como ponto de comunhão, gerando no público a expectativa do que vai acontecer na cena seguinte. Veja o trailer:



Cães de Aluguel (1992), por sua vez, privilegia os diálogos - mais longos e ricos. Aqui, Quentin Tarantino também atua e assina o roteiro do filme junto com Roger AvaryNo longa, seis criminosos tentam descobrir quem entre eles é o delator responsável pelo fracasso do plano de assaltar uma relojoaria. Eles estão reunidos em um depósito abandonado, onde, no decorrer da história, recordam os meandros que os fizeram chegar até aquela situação estarrecedora. 

A história poderia ser tensa, trágica, mas, ironicamente, cenas de violência com sangue (muito sangue) encontram, de forma inteligente, eco na comédia, arrancando risos da plateia. Segue o trailer:
  


E eu ainda achava que o mundo pudesse ser cor-de-rosa...

Serviço:
Mondo Tarantino
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo
Tel.: (11) 3113-3651/3652
R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

SCES, Trecho 2, Distrito Federal
Tel.: (61) 3108-7600
Gratuito

Mais informações: www.mondotarantino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário